Blog


Renovação de votos: realização de um sonho


1 julho, 2019

O post de hoje é muito especial para mim (Lu, escritora daqui do blog e administradora das mídias da Silvana). Ele é dedicado, especialmente, para contar pra vocês como foi minha festa de renovação de votos – um grande sonho pra mim e pro meu marido, Cícero. Esse sonho só foi realizado graças à Silvana e a vários profissionais / amigos que nos ajudaram. Preparem, ficou grandinho…

Completaremos 6 anos de casados no dia 20/07/2019. Queríamos ter feito a renovação de votos aos 5 anos, mas não foi possível. Acabamos optando por fazer um mês mais cedo, pois, uma amiga que não compareceu ao casamento, está grávida de nossa afilhada, que nascerá em torno desta data.

Sempre gostei do universo de noivas e casamentos. Fazia vestidinhos de noiva para as minhas Barbies, reformei o meu vestido de noiva várias vezes para tirar fotos e para a minha afilhada se casar com ele. Atualmente, me realizo escrevendo sobre casamentos! Mas, na nossa renovação dos votos, pude fazer um pouco mais. Começando pelo meu vestido, que criei e costurei (terminei, literalmente, poucas horas antes do evento).

A decoração: um “mediowedding”

Desnecessário falar quem faria a decoração da nossa festa, não é mesmo? Só tenho que falar que a Silvana conseguiu me surpreender. Eu, acostumada a publicar tantos registros lindos de suas festas, não imaginaria o que estava sendo preparado para nós. De encher os olhos de lágrimas à primeira vista!

Brincamos com essa definição de “mediowedding”, pois, queríamos seguir o padrão de miniwedding, mas nossa lista ultrapassou um pouco o limite de 100 convidados.

Conversando com a Silvana e com a Keila sobre algumas decorações que nos inspiravam – tinha que ter rosa na paleta e cerejeiras, que estão na minha tatuagem – vimos que Cícero e eu gostávamos muito da influência rústico chic e vintage.

Equipe Silvana Feluti
Keila Almeida

Desse último estilo, inclusive, tínhamos, em casa, algumas relíquias: máquina de escrever e telefone do meu pai; câmeras fotográficas do avô e da mãe do Cícero. Sabíamos, então, que esses itens estariam inclusos.

Não escolhemos mais nada. Nem o buquê – que, para mim, era algo muito especial, pois adoro escrever sobre as histórias deles. Confiei inteiramente no gosto do Lucas (ainda mais por me conhecer) e só pedi que tivesse flores na paleta rosa. Se fiquei surpresa com o resultado? Nem preciso falar…

Outro ponto importante na decoração é o mobiliário. Tinha que ser da Spotmob.

Mesa desconstruída, decoração desconstruída, do jeito que queríamos.

Uma estante para as lembrancinhas (os vasinhos de planta que eu plantei, um a um, com mudas que minhas amigas nos deram, enfeitados por nós) e bem-casados.

Inicialmente, teria um painel de treliça mas, por motivos técnicos, acabou virando um backdrop (com fotos de nossos ensaios anteriores intercalados por palavras manuscritas pelo calígrafo Douglas Dutra).

Escolhemos um salão de festas infantil, pois alguns de nossos amigos que estariam presentes têm filhos (além da minha enteada) e queríamos ver as crianças felizes e os pais também. Foi uma escolha acertada! Enquanto as crianças se divertiam, os adultos curtiam o som do Samba2, que não deixou ninguém parado.

A cerimônia de renovação dos votos

Quando entramos no salão, nossos familiares e amigos já estavam lá. Nesse cortejo estávamos eu, Cícero e a filha dele, Julia, que queria ser daminha e entrou conosco. Momento de muita alegria e emoção.

Nosso grande amigo – Sr. Severino Costa – conduziu brilhantemente a cerimônia, de forma personalizada, falando sobre o amor na Bíblia e no cotidiano. Declamou, inclusive, estrofes de uma música que muito bem fala sobre o tema. Não poderíamos ter escolhido pessoa mais especial para conduzir esta parte, pois foi ele que nos convidou a participar, junto dele e da sempre querida Marisa, da Pastoral Familiar da Igreja da Glória.

Em seguida, a troca dos votos. Na correria dos preparativos, nossos votos ficaram para a última hora, mas o Cícero fez bonito com o texto de seus votos. E eu esqueci meu celular com os meus votos no carro e tive que partir pro improviso.

As alianças foram levadas pela avó do Cícero, d. Maria Rosa.

Tivemos brincadeiras organizadas pela Keila, as quais deixaram o clima mais descontraído e permitiram maior interação com nossos convidados.

A mesa de bolo e de doces

Ponto alto de uma decoração de casamento, na renovação de votos não poderia ser diferente, é a mesa de bolo e de doces. Ali tiramos muitas fotos (na verdade, todo mundo ficou encantado com a mesa e as árvores francesas e não parava de fazer selfies lá).

A mesa foi a personificação de muitos dos que nos ajudaram a realizar este sonho: decoração, móveis, bolo, forminhas, doces feitos a várias mãos, cortinado, fotos… Tudo na ficha técnica ao final.

Tem buquê na renovação de votos?

Pra mim, se não tivesse vestido de noiva e buquê não teria graça. Mas, essa escolha deve ser da “noiva”. A festa deve ser planejada do seu estilo, o casal deve se sentir bem.

Não poderia ser diferente: as amigas querem a sorte do buquê. E o nome no vestido também. Valia colocar nome, apelido, CPF pra garantir. Como era renovação de votos, a disputa do buquê foi inclusiva: solteiras, viúvas, divorciadas que querem se casar e casadas que também querem renovar os votos.

A amiga que pegou o buquê – Aline – foi solidária e dividiu umas flores com outra amiga que também queria muito – a fotógrafa Emanuelle.

O buquê da daminha

Minha enteada, Julia, inventou uma brincadeira que as meninas adoraram: quem vai ser a próxima daminha. Para isso, jogou o seu lindo buquê e a sortuda foi a Bia! Vamos aguardar pra ver se ela vai ser daminha em breve!

E a lapela, quando o noivo usa suspensório?

Que tal colocar o arranjo de lapela no suspensório?

Ficha técnica

Nossos mais sinceros agradecimentos aos fornecedores que se empenharam para que tudo fosse tão perfeito! Em especial, nossa gratidão àqueles que, literalmente, possibilitaram a realização do nosso sonho (Silvana Feluti, Spotmob, Keila Almeida, Flores de Mercia, Chocolarte, Elo e Maria, Emanuelle e Dani, Barraca do Raí, Sr. Severino, Raquel Singulane, Carla Heloísa, Franciane Moreira).

Decoração: Silvana Feluti Decorações

Mobiliário: Spotmob

Cerimonial: Keila Almeida Cerimonial

Forminhas: Flores de Mercia

Bolo, trufas e rosas de brigadeiro: Chocolarte Doceria

Copinhos de chocolate e bombons: Manu Silveira (Confeitaria Doce Sonho)

Docinhos Variados: Eloiza e Maria

Outros doces: Lu, família e amigas 🙂 (nós mesmas)

Bem-casados: Thais Almeida Bem-casados

Barman: Diego

Frutas dos Drinks: Barraca do Raí

Caligrafia dos cartazes do backdrop: Douglas Dutra

Buffet, copos e guardanapos: Buffet Doce Família

Salão de Festas: Vip Fest

Cortinado e toalhas: Raquel Singulane Decorações

Fotografia: Emanuelle Ferrugini

Música: Samba2

Celebrante: Sr. Severino Costa

Vestido “noiva”: Lu de Miranda Moreira (eu mesma!)

Unhas e make: Carla Heloisa (Oficina das Unhas)

Cabelo: Franciane Moreira

Arte dos copos: Cler Comunicação Visual

Lu de Miranda