Blog


Cerejeiras: como não se encantar


27 agosto, 2018

Flor de cerejeira, sakura ou cherry blossom são nomes usados para designar a flor símbolo do Japão.

Neste país, o início da primavera é comemorado com a florada das árvores de cerejeira, que colorem de diversas tonalidades de rosa e branco os parques ao redor do país.

O gosto pelas cerejeiras veio do Oriente para o Ocidente. O Brasil volta seu olhar para apreciar as árvores que, entre os meses de julho e agosto, colorem a paisagem. A árvore se adapta ao clima mais frio, por isso, florescem nas cidades de inverno mais rigoroso. Gramado (RS), São Paulo (SP), Petrópolis (RJ), Curitiba (PR) e São Lourenço (MG) são algumas cidades onde é possível visualizar este espetáculo natural, que dura pouco dias.

Além da contemplação das árvores, as cerejeiras são retratadas em ilustrações, adesivos decorativos de parede, obras de arte, arranjos, tatuagens e, inclusive, na decoração de festas, como casamentos, aniversários e formaturas.

Na decoração de eventos é possível reproduzir as cerejeiras com flores permanentes e troncos secos, mas inviável utilizar as flores naturais, pois:

  • Como o período de floração é muito curto, apenas as festas realizadas em duas semanas do ano seriam decoradas com flores de cerejeira;
  • As flores são extremamente sensíveis, por isso, murcham após a colheita, o que inviabilizaria seu uso em festas;
  • Associando-se este tempo curto de vida útil e conservação das plantas, como elas florescem apenas em cidades mais frias, a logística seria inviável para algumas regiões do país.

Se você fica fascinado(a) com essas árvores rosa ou brancas, que tal inserir uma cerejeira na decoração de sua festa? O gosto pelas cores é um fator que conta na hora de escolher esse tipo de decoração, mas, se você deseja encontrar um sentido para a sua escolha, saiba que a flor de cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança!

Veja como a decoração com cerejeiras cai bem na decoração de:

 

  • Formaturas (renovação e esperança);

  • Casamentos (amor e felicidade);

  • Bodas (renovação e esperança);

  • Festas de 15 anos (beleza feminina e renovação).

Por sua duração ser tão curta, a flor de cerejeira também sinaliza como tudo na vida é passageiro e dura pouco. Por isso, devemos festejar os momentos felizes, melhor ainda, se tiver uma cerejeira para nos lembrar da efemeridade da vida!

Lu de Miranda